O PODER DO JEJUM

 “O PODER DO JEJUM”


צום tsowm ou צם tsom

ABSTENÇÃO

נזר nazar

1) dedicar, consagrar, separar

νηστις nestis

NÃO TER COMIDO

 

O JEJUM NO ANTIGO TESTAMENTO

O JEJUM PESSOAL

Ex 34. 28 E, ali, esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras. 29 Quando desceu Moisés do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho, sim, quando desceu do monte, não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele.

·         Não sabemos dizer se Moisés foi alimentado pelo Senhor, mas se assim se deu, se alimentou do céu. Isto que é o jejum, se alimentar do céu; trazer o céu até nós; demonstrar ao céu que queremos ele em nós; foi isto que aconteceu com Moisés.

Estas atitudes de Moises ó tornou o maior líder e profeta do povo de Israel.

 

O JEJUM COLETIVO

2 Cr. 20.3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá. 4 Judá se congregou para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao Senhor.

·         O jejum do rei Josafá juntamente com todos os de Judá foi para Deus livra-los dos inimigos. Aqui nós já vemos duas ações distintas ao jejum de Moisés; lá foi para trazer a presença de Deus; que ele nem sabia que havia recebido, pois o seu rosto brilhava devido o Senhor vir até ele como na transfiguração de Jesus. Aqui o jejum é coletivo e seu propósito é ser livre dos opressores. E assim se deu; Deus destruiu os inimigos do Rei Josafá.

 

JEJUM ATO DE HUMILHAÇÃO

 Esd 8.21 Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. 23 Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu.

·         Esdras profundo conhecedor da palavra, sabia muito bem o que é necessário para se obter resposta de Deus, humilhação (jejum); está ação de Esdras trouxe vitória sobre ele, família e negócios. Quer vitória; aprenda com Esdras.

 

JEJUM DA CONSTRUÇÃO

Neem 1.2 veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém. 3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.

 4 Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

 

·         Neemias jejuou e orou quatro meses (120 dias) para receber o favor de Deus e a ordem para ir reconstruir a cidade de Jerusalém.

As construções efetuadas por Neemias levaram 52 dias para ficarem prontas; 120 dias de jejum para bater recorde de levantar muros, torres e portas em 52 dias (Neem. 6.15), quer construir algo em sua vida? Vai jejuar e orar , a intimidade com o Rei (Jesus) traz o seu favor .

JEJUM PARA LIVRAR DE MAGISTRATURAS OPRESSORAS

Ester 4.15 Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: 16 Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. 17 Então, se foi Mordecai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado

·         Aqui foi se proclamado um jejum de três dias pela Rainha Ester para os judeus serem livres de um magistrado que queria exterminar os judeus o nome deste homem possuído por satanás se chamava Hamã. Através da humilhação do povo judeu: Deus deu vitória sobre Hamã e sobre todos o que queriam ver a destruição dos judeus. Este dia ficou conhecido como "Purim" vem da palavra hebraica "pur", que significa "sorteio". Este era o método usado por Haman, o primeiro-ministro do Rei Achashverosh da Pérsia, para escolher a data na qual ele pretendia massacrar os judeus do país. Mas quem é cristão não depende de sorte, depende de Deus.

 

JEJUM DA LIBERTAÇÃO

Is 58.6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?

·         Isaias vai explicar no capítulo 58.6-14   o poder da prática do jejum que liberta; pois este jejum está agindo através do amor ao próximo. Temos que entender que jejum tem que ser feito com amor; este jejum promove os irmãos trazerem alimentos para igreja, roupas para os necessitados (obra social) dentro do corpo da igreja. Não falar de forma acusadora, mas deixar Deus agir. Ajudar aqueles que estão com as suas almas aflitas isto também é jejum , e mais jejum da libertação.

JEJUM DO ARREPENDIMENTO

Dn 9. 3 Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza. 4 Orei ao Senhor, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; 5 temos pecado e cometido iniquidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; 6 e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes e nossos pais, como também a todo o povo da terra. 19 Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. 23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão.

·         Daniel vai jejuar  porque já se passaram 70 anos de cativeiro  e segundo o profeta Jeremias este era o tempo determinado por Deus para os judeus serem livres do cativeiro ; mas Daniel entende que o povo esta em pecado , assim ele vai jejuar em arrependimento por suas ações e pelo povo ; assim Deus liberta o povo do cativeiro.

 

JEJUM PARA SER LIVRE DOS DEVORADORES

 

JL 2.15 Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene. 16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento. 17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus?

18 Então, o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo 19 e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.

 

·         Joel  vai declarar um jejum para que o Senhor os livre das intempéries que Israel esta passando , e de seus inimigos sejam fisicos ou espirituais. E atraves do jejum coletivo efetuado por Joel , Deus mudou as suas situações.

 

JEJUM SEM OBEDIENCIA NÃO TEM VALOR ALGUM

Zc 7.3 perguntaram aos sacerdotes, que estavam na Casa do Senhor dos Exércitos, e aos profetas: Continuaremos nós a chorar, com jejum, no quinto mês, como temos feito por tantos anos? 4 Então, a palavra do Senhor dos Exércitos me veio a mim, dizendo: 5 Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, acaso, foi para mim que jejuastes, com efeito, para mim? 13 Visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e eu não os ouvi, diz o Senhor dos Exércitos.

Zc 8. 18 A palavra do Senhor dos Exércitos veio a mim, dizendo: 19 Assim diz o Senhor dos Exércitos: O jejum do quarto mês, e o do quinto, e o do sétimo, e o do décimo serão para a casa de Judá regozijo, alegria e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz.

·         O Profeta Zacarias vai deixar bem claro aos ouvidos dos reis, sacerdotes que jejum sem arrependimento e obediência não tem valor algum. Agora se o povo amar a verdade e a paz eles serão aceitos.

 

O JEJUM NO NOVO TESTAMENTO

O JEJUM NO JUDAISMO

Luc 18.12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.

·         Fora os dias de jejum coletivo os judeus que são adeptos a observância do talmude (tradição rabínica) jejuam duas vezes por semana.

O JEJUM DE JESUS Mc 1.12-13; Lc 4.1-13

 Mat 4.1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.

·         Vamos logo iniciar o nosso conhecimento do jejum no Novo Testamento com a preparação de Jesus para iniciar o seu ministério.

Jejum se retira para um período de busca espiritual levado pelo Espirito Santo, pois quem tem vida com Deus, tem sede de buscar cada vez mais.

Costumamos uma vez ao ano fazer 40 dias de jejum, tirando uma refeição diária.  Precisamos ensinar a Igreja a prática do jejum.

Por que Jesus se retirou para jejuar? Pois jejuns prolongados movem com o sobrenatural e com as emoções; então quem necessita ficar sem se alimentar por mais de doze horas, a melhor coisa a fazer e ficar em um retiro espiritual. Pode observar que Jesus neste jejum prolongado os textos dizem que ele ficou sem comer, mas não diz que ficou sem beber.

Por isto coloquei a ressalva no jejum de Moisés pois humanamente falando é impossível ficar 40 dias sem beber e comer. Mas bebendo da ficar sem comer.

Os judeus separam dias e noites; eles costumam jejuar durante o dia, mas se alimentam a noite, Jesus ficou 40 dias e 40 noites sem se alimentar. Mas uma coisa ficou bem clara para mim, quem quer vencer no mundo espiritual , tem que jejuar .

 

A PROFETISA ANA

Luc 2. 36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. 38 E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

·         Quem tem vida de oração e de jejum tem discernimento espiritual ; e vemos aqui que ser de idade avançada não impede de jejuar.

O ENSINO DE JESUS A RESPITO DO JEJUM

Mat 6. 16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, 18 com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

·         Nós já vimos que existem jejuns coletivos e individuais; mas nenhum deles deve servir para exaltação pessoal, demonstração de falsa espiritualidade, mas sim para que venhamos trazer o céu até nós, Jesus vai ensinar no mesmo texto sobre a oração e sobre o jejum; os dois trazem o céu até nós.

DEMONIOS QUE SÓ SAEM COM JEJUM E ORAÇÃO

Mc 9.14-29; Lc 9.37-42

Mat 17.21 [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.]

·         Jesus estava no monte em oração com Pedro, Tiago e João quando ele desce do monte ele encontra um homem que tem o seu filho possuído por demônios.

Os seus discípulos que não haviam estado com Jesus vão tentar expulsar, mas não vão ter êxito; por que? Porque enquanto eles oravam e jejuavam; os outros estavam embaixo cuidando das coisas terrenas, sem orar e jejuar. Vão ser chamados de homens de pequena Fé.

NECESSÁRIO ORAR E JEJUAR PARA SE SEPARAR LIDERES AO SANTO MINISTÉRIO.

At 13.1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

Atos 14.23 E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

·         Não podemos separar lideres ao ministério porque eles são nossos amigos, parentes etc.; mas sim jejuar e orar e pedir direção do Espirito Santo; pois os ministros são responsáveis pelo rebanho do Senhor, e deles darão conta.  Vemos que a prática do jejum era uma coisa comum na Igreja Primitiva

 

Ministro Rogerio Xavier

Igreja Missão Apostólica da Fé ( IMAFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFISÃO DE FÉ

Maio Batalha Espiritual

AS CIDADES DE REFÚGIO E OS SEUS SIGNIFICADOS