AS VIRTUDES DA VIDA CRISTÃ APRENDIDAS ATRAVÉS DE JESUS CRISTO TOMO SEGUNDO ( EVANGELHO DE MATHEUS)

 TOMO SEGUNDO

AS VIRTUDES DOS VERDADEIROS ADORADORES



·         A profecia sobre o nascimento de Jesus (Gen 3.15) 3975 A.C; seu cumprimento 4 A.C

Mt 2:1 Depois de Jesus ter nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, vieram alguns magos do oriente a Jerusalém, perguntando:

·         Deus preparou o mundo para a chegada de Jesus. Os judeus ofereceram sua linhagem e legaram ao mundo as Escrituras. Os gregos deram ao mundo uma língua universal, e os romanos, uma lei universal. Na plenitude dos tempos, Jesus nasceu. Nasceu de mulher. Nasceu sob a lei para ser o nosso redentor (Gl 4.4-7).

Mt 2:2 Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.

·         προσκυνεω proskuneo  1) no NT, pelo ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar

Mt 2:3 Ao saber disso, o rei Herodes perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém.

·         Todos sabiam do instinto sanguinário de Herodes, ele matava a todos que no seu conceito ameaçava o seu reino inclusive os seus filhos.

Mt 2:4 Depois de convocar todos os principais sacerdotes e os mestres do povo, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.

Mt 2:5 Eles responderam: Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta:

Mt 2:6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o guia que conduzirá meu povo Israel.

·         Profecia dada pelo Profeta Miqueias 5.2 704 A.C

Mt 2:7 Então Herodes chamou secretamente os magos e procurou saber deles com precisão quando a estrela havia aparecido.

Mt 2:8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide e perguntai cuidadosamente sobre o menino. Quando o achardes, avisai-me, para que eu também vá adorá-lo.

·         O que aprendemos com os magos.

QUEM QUER SERVIR A JESUS; TEM QUE ESFORÇAR

Eles não mediram esforços (2.1). Eles vieram do Oriente a Jerusalém. Foi uma longa viagem pelos desertos tórridos, sendo castigados por calor rigoroso durante o dia e frio implacável à noite. Foram dias, semanas, meses de uma jornada cheia de perigos. Eles, entretanto, não mediram esforços. Estavam determinados a ver o Rei. Estavam dispostos a adorar o Rei. Estavam preparados para honrar o Rei.

QUEM QUER SERVIR A JESUS TEM QUE BUSCAR CONHECER A PALAVRA DE DEUS

 Eles buscaram informações onde estava a Palavra (2.2). Eles viram a estrela do Messias no Oriente, mas a estrela não os acompanhou até Jerusalém. Eles sabiam que em Jerusalém estavam os estudiosos das Escrituras. Foram buscar informação precisa sobre o Messias não com os místicos do Oriente, mas na Palavra de Deus em Jerusalém.

 QUEM QUER SERVIR A JESUS TEM QUE PERSEVERAR

 Eles perseveraram em buscar Jesus (2.9). Os magos viram como o rei Herodes ficou alarmado. Eles viram que Jerusalém ficou transtornada diante da reação de Herodes. Eles sabiam que estavam correndo sério risco viajando pelo território governado por esse rei insano. Mesmo assim, não retornaram ao Oriente, mas prosseguiram em sua viagem rumo a Belém, até encontrar Cristo e se curvarem diante dele, reconhecendo sua dignidade para ser adorado.

 ·         O ENCONTRO COM JESUS

Mt 2:9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que parou sobre o lugar onde o menino estava.

Mt 2:10 Ao verem a estrela, os magos ficaram extremamente alegres.

·         Estrela (significa direcionamento) Aqui tipo do Espirito Santo Mat. 4.1

Mt 2:11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

A ATITUDE DOS MAGOS QUANDO ENCONTRARAM A JESUS

·          Se alegraram intensamente (2.10). Se Jesus despertava ódio em Herodes e indiferença nos principais sacerdotes e escribas do povo, para os magos Jesus foi motivo de intensa alegria. Na verdade, Jesus é a alegria daqueles que o encontram e o adoram.

·         Adoraram Jesus com humildade (2.11a). Os magos entraram numa casa, e não numa gruta. O nascimento de Jesus já tinha ocorrido havia uns dois anos. Portanto, todos os desenhos que retratam os magos numa estrebaria não são biblicamente corretos. Ao entrarem na casa, os magos não adoraram a estrela nem Maria, a mãe de Jesus, mas o menino Jesus. Eles abriram mão de seu prestígio e se curvaram. Eles humildemente se prostraram.

·         Presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra (2.11b). Eles levaram tesouros para Jesus, num claro reconhecimento de que ele era o Messias. Pelo costume do Oriente, combinava-se a veneração com a oferta de presentes

Gen 25 5-6.

O ouro é o presente para um rei; a providencia para a sua vida terrena;

1 reis 9.14;28; também representa a glória de Deus Jo 1.14

 O incenso era símbolo das orações que subiam para Deus; Sl 141.2; Ap 8.3-5. 

A mirra representa o ministério de Jesus Cristo Mc 1.34; pois esta planta tem várias serventias, as que vamos aplicar aqui é que serva para curar feridas tanto físicas como espirituais.

  • ·  AS DIFICULDADES FAZEM PARTE DA VIDA CRISTÃ; QUANDO TEMOS INTIMIDADE COM DEUS; SEMPRE SEREMOS AVISADOS.

Mt 2:13 Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e a mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu fale contigo; porque Herodes procurará o menino para matá-lo.14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito;15 e permaneceu lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor havia falado pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.

 Oseías 11.1 723 A.C

Os 11:1 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho.

Como Moisés foi chamado para ir ao Egito e libertar Israel, (Ex 4.22), da escravidão física, assim também Jesus foi chamado do Egito em sua infância, por meio da divina mensagem transmitida a José, para salvar a humanidade da escravidão do pecado.

 ·         A SEDE DE SATANÁS POR DESTRUIR O HOMEM

Mt 2:16 Então Herodes, percebendo que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nos arredores, de acordo com o tempo indicado com precisão pelos magos.17 Cumpriu-se então o que o profeta Jeremias havia falado:18 Em Ramá ouviu-se uma voz de lamento e grande pranto; era Raquel chorando por seus filhos e recusando-se a ser consolada, porque eles já não existem.

 JEREMIAS 31.15 597 A.C

Jer 31:15 Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem.

 ·         O DESPREZO DADO AOS NAZARENOS (SEPARADOS)

Mt 2:19 Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; pois os que procuravam tirar a vida do menino já morreram.21 Ele então se levantou, tomou o menino e a mãe, e foi para a terra de Israel.22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, José temeu ir para lá; e, avisado em sonho, dirigiu-se para a região da Galileia 23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que os profetas haviam falado: Ele será chamado Nazareno.*

 ISAÍAS 53.3 750 A.C

Is 53:3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.

JOÃO 1.46 8 D.C

João 1:46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.

 ·         QUEM É SEPARADO (NAZARENO) SEMPRE TERÁ RENOVO

 (NAZARENO נצר netser rebento, broto, ramo)

ISAÍAS 11.1-5 750 A.C

IS 1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.

MINISTRO ROGERIO XAVIER 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFISÃO DE FÉ

Maio Batalha Espiritual

AS CIDADES DE REFÚGIO E OS SEUS SIGNIFICADOS