Eira


 

Eira

A eira poderia ser construída por um muro baixo de pedras de forma circular ou também poderia ser uma área de terra batida próxima à casa do agricultor ou num local público.

Os métodos de debulha poderiam ser três: o primeiro consistia simplesmente em malhar o cereal com um bastão para que o grão se soltasse da casca. Na ocasião em que o mensageiro de DEUS apareceu a Gideão ele estava justamente malhando o trigo (Jz 6.11).

O segundo método consistia em fazer o animal pisar o cereal. Isso fazia com que os grãos se soltassem da casca, podendo ser feita a seguir a separação entre os grãos e a palha.

No terceiro, o trilho, que é uma prancha de madeira com dentes de pedra ou de ferro, é puxado sobre as espigas espalhadas pelo chão da eira por um boi ou jumento, a quem é permitido comer livremente        (Mq 4.12, 13; Dt 25.4; I Co 9.9, 10). O trilho quebra os grãos, separando-o da palha (Is 41.15). Depois de trilhado, os grãos são peneirados, com a ajuda do tridente atirando-os para o ar (Jr 15.7). O vento sopra a palha e os grãos caem na eira. Esta separação pelo vento (que em hebraico é a mesma palavra para Espírito), é um símbolo do julgamento (Os 13.3; Lc 3.17).

Numa terra onde as chuvas são incertas, esperanças e medos sobre o ano vindouro se encontram na eira. Cerimônias religiosas na eira portanto são muito antigas (Nm 15.20). A Festa bíblica dos Pães Asmos e das Semanas (Shavuot) são relacionadas com a ceifa da cevada e do trigo (Ex 34.22; Lv 23.4-21; At 2.1). O altar do rei David, na eira de Arauna em Jerusalém (futuro lugar do templo) substitui o culto aos ídolos pela adoração ao D-us vivo (II Sm 24.16-25). Veja Rute 3.1-18.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFISÃO DE FÉ

Maio Batalha Espiritual

AS CIDADES DE REFÚGIO E OS SEUS SIGNIFICADOS